28 de fevereiro de 2015

Que cola utilizar para trabalhar com EVA?

Cola aqui.. que hoje tem dica!

Quando iniciamos o trabalho com EVA, é muito comum ter dúvidas sobre quais materiais utilizar, e a cola é sem dúvida alguma o elo principal entre a sua vontade de criar e a concretização da peça.

Em 2010, quando iniciei meu trabalho com EVA, não havia uma diversidade de colas que existem hoje. Tínhamos que nos virar com a cola quente, e o resultado com as bonecas em EVA era deprimente! Ficava grosseiro e a simpatia pela confecção das bonecas poderia ficar comprometida.
Lembro-me de dar cursos e existir muitos fios sobre a mesa, e as alunas dando gritinhos de ai ai ai .. quando queimavam o dedo. Quem nunca queimou o dedo com cola quente?





Depois surgiram as colas de adesivo instantâneo,  e a cola que disparou nas vendas foi a maravilhosa TEKBOND! Foi um delírio! Todo mundo querendo adquirir! E eu fui o precursor de uma parceria com a famosa cola, trazendo para meus cursos em minha cidade, no interior paulista.


No início a TEKBOND, tinha uma embalagem simples, e um bico grosso, pois sua criação pelos químicos não era voltada para artesanato, e sim para área de móveis e outros serviços. Depois o Marketing percebeu a grande procura na área artesanal e resolveu investir na criação de embalagens menores, arredondas, com bicos finos, que permitiam colar pequenas peças! Foi um disparo nas vendas!

Veja abaixo algumas colas da TEKBOND, que  existiam no inicio, mas que é muito comum encontrar em muitas lojas, com preços mais acessíveis.

A Cola 200, foi a primeira que tive contato para trabalhar com EVA.  Ela demora um pouco mais para secar, acho que uns 5 segundos, isso permite o posicionamento das peças! Excelente para pessoas que estão começando.


Adere diversos tipos de materiais, como compostos de borracha, EPDM, borracha nitrílica, neoprene, EVA e Viton. É um adesivo multiuso, muito utilizado no setor moveleiro e no setor industrial.


Indicado para superfícies flexíveis.Adere uma ampla variedade de metais, plásticos, borrachas e outros materiais.


Depois... A TEKBOND lançou a linha Artesanal 

E então surgiram as colas já mencionadas acima, com uma numeração para cada cola, pois cada uma possuí um atributo diferente. Eu uso e indico para trabalhos com EVA a cola  2.





Adesivo 1 (Baixa Viscosidade): 
O adesivo instantâneo nº 1 é de Baixa Viscosidade, ou seja, é bem líquido. Por ser mais fino, ele é indicado para colagens de altíssima velocidade. Encostou, colou! Graças a esta agilidade, é indicado para materiais de baixa porosidade (peças que não tem uma absorção boa).


Adesivo 2 (Média Viscosidade): 
O adesivo instantâneo nº2 é o de Média Viscosidade. Nem muito líquido, nem muito encorpado. É o preferido de todos e serve para o uso geral, tendo como característica uma colagem rápida, firme e resistente. Chega até a colar madeiras pouco porosas.

Adesivo 3 (Alta Viscosidade): 
O nº3 é o adesivo de Alta Viscosidade. Mais encorpado, ele é quase um gel. Por isso ele reúne vantagens únicas, por exemplo: ele não escorre facilmente e ainda permite o reposicionamento antes da cura do adesivo. Ou seja, antes da cola secar, você tem tempo de ajustar o posicionamento da sua peça. O adesivo nº 3 é altamente indicado para materiais porosos.


Trabalhar com a TEKBOND tem suas maravilhas, mas não se assuste se seus dedos ficaram cheios de cola, e você ter que mergulha-los em água quente para retirar todo o excesso de cola...

Uma cola que tenho usado bastante atualmente, é a cola de silicone líquida, ela não queima os dedos como a cola quente normal e você não precisa utilizar a pistola. A TEKBOND também criou a sua cola de silicone fria, mas já existiam outras marcas antes da sua criação.

A Cola de silicone fria pode ser utilizada para fazer bolos cenográficos pois não derrete o isopor! É MA.RA.VI.LHO.SA!


4 comentários:

Anônimo disse...

mto obrigado por esclarecer minha duvida.. mas eu gostaria de saber se encontro essa cola especifica em papelarias comuns ?

Anônimo disse...

Claro que pode, moro em um cidade pequena e nas papelarias comuns sempre acho essa cola!

Blog da PATY Pink disse...

Obrigado por esclarecer as minhas duvidas.👏👏👏😘😘😘

Unknown disse...

estou comecando agora,ecomprei essa cola de silicone fria pra colar EVA kkkk ,muito obrigada por nos ensinar quais colas sao boas.